Mata, a cidade da pedra que foi madeira, tem extensão territorial de 316,121 km², 4.698 habitantes e tem como prefeito Rogério Kuhn. Através da agricultura se mantém nos cultivos de soja, arroz e fumo e tem no turismo um ponto importante para o presente e futuro, a partir de suas belezas naturais e achados paleontológicos ímpares, como as madeiras fossilizadas que viraram pedra.
Em complemento a isso, a Prefeitura tem avançado significativamente para melhor atender a população na saúde, com ciência, reformas e manutenções, na educação, com projetos inovadores, na agricultura, prestando todo o apoio necessário para prosperar, entre outras ações.
Saúde, preparada para atender
O município, nos últimos anos, reformou e/ou fez a manutenção dos principais centros da saúde: o Hospital de Caridade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Farmácia Municipal. Assim, a população fica assistida no primeiro atendimento. E, para consultas com especialistas, Mata adquiriu uma ambulância, duas vans de transporte de pacientes para os municípios próximos e, no último semestre, três carros novos. Em dados, a UBS atendeu, em média, 1.864 pacientes no primeiro trimestre de 2024 e somou, somente em janeiro deste ano, 26 mil km percorridos.
Somada a essas ações, destacam-se a intensificação de campanhas de vacinação, a entrega de 261 próteses dentárias com investimento municipal, campanhas e reuniões visando a divulgação de informações e discussões pertinentes. Como consequência, Mata conquistou o Selo Prata UBS Amiga do Idoso por se destacar na promoção do envelhecimento saudável.
Obras e Infraestrutura
Mata, através da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento Básico, tem desenvolvido duas obras importantes no centro da cidade: o novo centro administrativo, ao lado do Museu Padre Daniel Cargnin, e o Centro Cultural, na entrada do Jardim Paleobotânico.
Aliadas a essas, ocorreu a pavimentação e manutenção de ruas, estradas vicinais e a construção de pontes de concreto armado, a exemplo das localidades de Lage e de São José do Louro. Para atender essas demandas, a Prefeitura adquiriu ou recebeu um Rolo Compactador, uma Pá-Carregadeira, uma Retroescavadeira, um novo Trator Agrícola e um Cesto Aéreo.
Agricultura
A agricultura é um dos pilares da economia de Mata, sendo as principais culturas os tradicionais fumo, soja, arroz e emergentes como nozes, erva mate, mel, entre outras. De ações, foram perfurados seis poços artesianos no interior do município para garantir segurança hídrica para a população, assim como a prestação de serviço como o preparo do solo e o plantio de culturas como milho, soja e feijão.
Somado a isso, a aquisição de máquinas e equipamentos como, tratores, ensiladeiras, reboque, plantadeiras, trituradores, pé de pato, grades e outros, manutenção de estradas de lavouras, açudes e demais serviços solicitados pelos nossos produtores rurais.
Além disso tudo, tem projeto de melhorias no campo junto a consulta popular na aquisição de insumos agrícolas, em que 1.500 sacas serão distribuídas.
Educação
Dois projetos chamam a atenção na educação matense no começo do ano letivo de 2024: o “Recible Bem, faça o Bem” e a distribuição de uniformes completos. O primeiro trata-se de um programa de coleta de lixo reciclável em troca de pontos que podem ser trocados por brindes sustentáveis.
Em relação aos uniformes, as camisas já eram realidade em toda a rede municipal, porém, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes recebeu o kit completo em 2024 assim como kits com material escolar.
Em conjunto com essas iniciativas, foram entregues chromebooks para professores da rede municipal, investimentos no transporte escolar com 11 linhas para atender as áreas urbanas e rurais e implementação de sistema de monitoramento nas escolas.
Para um futuro próximo, a finalização das obras na Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, que está recebendo ampliação, está no horizonte.
Turismo
Turismo de Mata é pujante e tem perspectivas animadoras pela frente. Começando pela aderência do município ao Geoparque Raízes de Pedra em parceria com demais territórios do vale do Jaguari. Para este ano, estão previstas ações de organização e mobilização para submeter o dossiê à Organização das Nações Unidas (Unesco) em 2025.
Através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Paleontologia, ocorreram melhorias na infraestrutura do Balneário Matense, no sistema de iluminação na Praça Santo Brugalli e Estação Férrea.
Assim como a organização de diversos eventos, destacando-se a retomada da Feira do Comércio e Indústria (Fescima), o Festival de Folclore e o Festival Internacional de Balonismo. Eles aconteceram em três dias seguidos e reuniu 15 mil pessoas na cidade, triplicando a população local.